quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Sapatênis

Eu, Ewerton Clides, sou comumente chamado de sociólogo.

Assim como os chimpanzés são comumente chamados de chimpanzés nos zoológicos - nas ruas e nas selvas são chamados de macacos; os operadores de telemarketnig são chamado de operadores de telemarketing; os jogadores de futebol são chamados de jogadores de futebol; e os jogadores de basquete são chamados de bombadinhos.

Já foi dito aqui muitas vezes que enquanto os poetas se vangloriam de resumir um grande assunto em um curto espaço de texto, os sociólogos se orgulham se expandir um pequeno assunto em um enorme espaço de texto. E nós temos a razão.

Matematicamente falando, o poeta pega uma expressão: 9x + 9ac + 9284bw = 203489234. Dela, diz: Por que não um virgula cinco, pessoal?

E o sociólogo pega o um vírgula cinco e transforma na expressão: 9x + 9ac + 9284bw = 203489234.

Agora vamos à verdadeira teoria do dia, já que falamos mal dos poetas e dos que fazem coisas inúteis à vida, como poesia, banho e malabaris.

Estava eu, Ewerton Clides, andando em uma movimentada rua de São Paulo.

(Não uso sapatos com cardaços, já que o risco de ele desamarrar é grande. Mas neste dia, coloquei um sapato com cardaços por engano.)

(Se eu não uso sapatos com cardaços, o bom leitor deve ter indagado: "Por que Ewerton Clides tem sapatos com cardaços já que não os usa?" Resposta: Comprei porque achei bonitinho.)

Quando uma moça veio à minha direção e disse:

- Você não é o grande sociólogo Ewerton Clides?

E eu era o grande sociólogo Ewerton Clides.

- Ewerton Clides, o seu tênis está desamarrado.

Desconsiderei o que disse a moça. Nem olhei ao meu sapato. Ora, se uma moça confunde tênis com sapato, certamente pode conffundir cardaço desamarrado com cardaço amarrado. Para os transeuntes não pensarem que destratei a moça, disse-lhe:

- Nove e trinta e quatro.

Assim, pensaram que ela havia-me interpelado somente para perguntar as horas, que fortunadamente eu tinha já na cabeça.

Andei mais alguns passos, quando tropecei aleatoriamente.

Era meu sapato, que estava desamarrado. Pisei em cima do cardaço e tropecei.

Mas engana-se quem pensa que a moça tinha razão. Ocorreu que o cardaço desamarrou após ela ter-me dito aquelas baboseiras sobre tênis.

Nenhum comentário: