segunda-feira, 16 de julho de 2007

Abuda

A sociedade como um toldo notou minha ausência. Como um toldo que não tinha o que cobrir! A sociedade sem eu, Ewerton Clides, é um toldo no deserto cobrindo areia!

E em minha ausência notei outra, incrivelmente mais significante que a minha. Eu não tinha mais toldo! Eu era um albino no deserto sem toldo!

Agora estou aqui. E até bronzeei-me artificialmente para ficar mais atraente. Agora que não sou mais albino, tenho o toldo!

Eu, no seu lugar, gostaria de saber o que fiz nesta ausência. Então você não deve ter pensado isso, porque você não sou eu. E como você não é eu, não pensa como Ewerton Clides, embora seja muito possível que tenha em sua mente o pensamento ewertonclidiano muito avançado.

Contar-lhes-ei o que fiz enquanto o toldo estava descoberto.

Estudei deveras para me tornar um muçulmano. A religião muçulmana sempre me foi atrativa, principalmente por sua parecença com a palavra mussarela, queijo que me cai muito bem. Mas semelhança com queijo não é suficiente para mobilizar a mim, Ewerton Clides. Pois foi somente quando vi nesta religião a possibilidade do casamento arranjado foi que procurei na lista telefônica o endereço da igreja muçulmana mais próxima de minha residência.

Aqui, o leitor deve ter notado o meu primeiro engano. Como procurar endereço na lista telefônica?

Mas foi somente errando o caminho à padaria que avistei uma bela igreja evangélica. Então pude perguntar a quem entrava onde havia por perto uma igreja muçulmana.

- Otomana?

Não, eu havia dito muçulmana muito claramente, não sei como aquela mulher feia não me entendeu.

- Mas meu senhor, foi isto mesmo que eu ouvi e lhe disse: - "Muçulmana."

Então foi desfeito o engano: eu era quem havia ouvido errado. Mas sou sociólogo, e uma surdez ligeira é para a sociologia o que a nuvem é para uma criança solitária que aponta o céu e diz: - "Olha, mãe! Não parece um elefante?". Ao que a mãe responde que não, com o intuito correto de não dar à criança nuvens para a imaginação.

A igreja era aquela mesma. Eu também havia lido errado. Não era evangélica. É que vou à padaria sem óculos.

Rapidamente enturmei com aquela comunidade sem reservas. Elas gostaram da minha careca brilhante que eu dizia ser proposital. E eu gostei daquelas barbas que eles diziam ser propositais.

Nosso relacionamento teve somente um entrevero, suficiente para pôr abaixo meu plano do casamento arranjado. Foi que perguntei de Abuda, inoportunamente colocando um A frente à palavra do deus deles. Eles perdoaram o engano, mas não perdoaram que eu achasse que o engano era por ser Abuda ao invés de Buda.

Expulso da igreja, fui à padaria e comprei pães - cinco deles.

Nenhum comentário: