sexta-feira, 27 de julho de 2007

Sobre meu livro "Pingo e limão, não pinga"

Falo de meu livro "Pingo e limão, não pinga". Na primeira semana, esteve logo no primeiro lugar do ranking de livros da livraria de meu instituto - a única que vende todos os livros de Ewerton Clides, e só livros de Ewerton Clides. É claro que comemorei isto na cama elástica. Foi assim.

Meu assessor telefonou-me:

- Ewerton Clides! Seu livro está no primeiro lugar do ranking do instituto!

Coloquei o telefone de lado, assoprei triunfalmente, e disse a ele sem que percebesse minha euforia de assopros:

- Obrigado pela informação.

E fui à cama elástica.

Uma semana depois, recebi um telefonema do mesmo assessor:

- Ewerton Clides! Telefono para dizer que seu livro novo não está mais no primeiro lugar dos livros mais vendidos do instituto!

Tirei o telefone de minha boca e não disse nada. Tirei com medo de que escapasse de minha boca alguma reação – algo improvável -, já que nessas horas sempre dizemos alguma coisa, e é sempre bom esconder as coisas do assessor. O problema é que nessas horas, vocês sempre dizem alguma coisa, mas eu, Ewerton Clides, não. Então retornei o telefone à minha boca e lhe disse:

- Mas então que livro está na primeira colocação?!

- É o seu, Ewerton Clides, o da biografia.

Dei um sorriso largo, mas sem dizer nada, a não ser:

- Obrigado pela informação.

Desliguei.

Cama elástica, claro.

Este era um post para se falar de meu novo livro, "Pingo e limão, não pinga", então vamos a ele.

- Fale mais um pouquinho do ranking, vai, Ewerton Clides?

Falo.

O ranking da livraria de meu próprio instituto é o seguinte:

1- "A biografia não autorizada de Ewerton Clides, escrita pelo próprio Ewerton Clides", de Ewerton Clides

2- "Pingo e limão, não pinga", de Ewerton Clides

3- "Lavar macaco: sabonete ou xampu?", de Ewerton Clides

4- "Uma sociologia e meia", de Ewerton Clides

5- "Como adular a mãe sem ser o filho da adulada", de Ewerton Clides

6- "A adulada", de Ewerton Clides

7- "Falar consigo mesmo sem o uso do telefone - para não dar ocupado", de Ewerton Clides

8- "Quê? Que o quê? Eu só disse quê.", de Ewerton Clides

9- "Papel higiênico mole em cocô duro", de Ewerton Clides

Não falemos mais do ranking.

Meu livro "Pingo e limão, não pinga", assim que lançado, teve uma entonação estranha até pelos leitores mais assíduos. Eles se esqueciam do acento entre as palavras limão e não. Pois eu já previra este desconforto separatório.

Pos isso, escrevi um prefácio somente em honra da vírgula. Eis um trecho: "Amo uma mulher que ama outro homem. E este outro homem também ama esta mulher. Pois entre as palavras pingo e não do título deste livro, há uma vírgula." Ou seja, não escrevi que limão não pinga. Mais adiante, no mesmo prefácio: "Quem sabe qual é a mulher que amo, favor falar para ela sempre bem de mim. E também lhe peço que fale sempre a qualquer pessoa, da importância desta vírgula no título de meu livro. E caso conheça a mulher que amo, e estiver entre falar bem de mim ou falar da vírgula, dê a preferência para falar bem de mim. Mas caso dê para falar da vírgula, serei grato."

Enfim, esta vírgula serve somente para dizer que não falo da bebida pinga. Justamente para desfazer um engano, propus outro.

Nenhum comentário: