segunda-feira, 30 de julho de 2007

Jesus Cristo sociólogo

Definir sociologicamente Jesus Cristo é como pintar a parede da sala sem tirar os móveis: a sala ficará com pintura satisfatória, mas sempre que se quiser dar uma arranjadinha nos móveis, notar-se-á que atrás deles a cor está diferente. E se pintar a parte que estava diferente, vai ter que pintar a sala inteira, mas como os móveis estarão ainda lá, o problema se repetirá infinitamente.

Jesus Cristo possuía barba. Suas unhas, pelo que se consta, nunca o incomodaram, visto que a Bíblia e os filmes bíblicos demonstram-no sempre com unhas rijas e bem aparadas.

Cuidado com os filmes bíblicos!

A simples transcrição não sociológica já encaminha uma distorção. E a bíblia, coitada, foi feita na época em que se alguém dissesse a palavra sociologia, seria seguida por um interlocutor se utilizando da seguinte expressão:

- Quê?

E também seria seguida de si mesmo:

- O que foi que eu disse?

Isto porque a pessoa não saberia o que era sociologia e diria alguma coisa que nem ela sabia o que era!

Ou então, como foi muito divulgado, mas depois por mim desmentido, a pessoa responderia:

- Sim, sim. Creio que fica à esquerda.

Esta resposta foi dada em uma magnâmina confusão. A pessoa testou, enquanto a bíblia era escrita, dizer sociologia. A outra pessoa entendeu errado, pois, ao muito estudar e empreender elocubrações das mais variadas, percebi que a resposta veio de um engano, pois foi respondida como se referindo a um lugar! Como se eu perguntasse onde fica o posto de gasolina, estando à direita dele, para você me dizer que fica à minha esquerda!

Então se a bíblia já é distorcida, os filmes bíblicos são mais distorcidos ainda. Mas com uma vantagem.

Se a bíblia distorce - portanto erra - e os filmes bíblicos também distorcem - portanto também erram -, os filmes bíblicos podem acertar errando, já que errar um erro pode se encaminhar em um acerto em dia de coincidência. Este é o conceito de desdistorção, muito estudado em meus vários e célebres livros - comprem sempre meus livros no Instituto EWerton clides, para o lucro reverter-se sempre a mim, Ewerton Clides.

Um comentário:

Anônimo disse...

E quem é doido de comentar um besteirol desses? Ops!